Capítulo
II
A
fala das mulheres:
Contracepção, aborto, maternidade, sexualidade,
relações de gênero, cidadania e auto-estima
SEXO E RELACIONAMENTOS
Sexo e condição sócio econômica
Questões mais amplas, como a condição socieconômica,
também foram explicitamente destacadas como fatores que interferem
na sexualidade, principalmente no Mutirão.
(....) No meu relacionamento agora no momento não
tá muito legal, tá numa fase que não tá muito bem, pelo fato da gente
tá com problema financeiro. (....) não é freqüente (o sexo) devido
a isso.
(....) Hoje em dia eu me sinto bem, acho porque
agora eu tenho o meu cantinho separado. Já não fica mais pensando
né. Agora eu fico mais à vontade (....) Não era adequado (o espaço
para a sexualidade). Dois cômodos pra sete pessoas. Não tem como,
nem pensar em fazer alguma coisa (....). Agora não, eu me sinto muito
bem e ele também (....).
As mulheres nos informam que a possibilidade de um
bom relacionamento sexual, também passa pelas condições concretas
da vida. Habitualmente atrelada à população adolescente, a questão
do “espaço para transar”, relaciona-se também com pessoas que possuem
precárias condições de moradia.
Quando este segmento da população refere-se à falta
de dinheiro, trata-se da manutenção das condições mínimas de sobrevivência
(como alimentação, por exemplo). O segundo depoimento mostra que a
mulher não tinha problemas de relacionamento com seu parceiro, ela
não possuía uma casa adequada não somente para o sexo, como para a
vida de sua família.
Neste sentido, a liberdade sexual fica restringida
pelo pertencimento socieconômico. Não somente o trecho destacado,
mas o conjunto do depoimento desta e de outras mulheres mostra como
o espaço físico obtido com a aquisição dos apartamentos do Mutirão
foi importante para mudanças no exercício da sexualidade: menos ansiedade
no decorrer da relação sexual, mais privacidade, auto-estima e tranqüilidade.
Observamos portanto as interfaces entre o exercício
dos direitos sexuais e do direito à moradia. A desigualdade social,
que compromete a cidadania, exclui os indivíduos do acesso a elementos
básicos para a sobrevivência e também interfere com a construção da
subjetividade e do exercício da sexualidade.