POLÍTICA DE MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS (PMR) DO GIV
Objetivo Geral:
Assegurar o fortalecimento institucional do Grupo de Incentivo à Vida, GIV, visando a qualificação de suas parcerias, de forma a garantir a sua sustentabilidade política e econômica, autonomia, transparência e rendição de contas junto à sociedade e ao publico que beneficia.
Objetivos Específicos:
- Garantir que suas parcerias locais, nacionais e internacionais com diferentes segmentos sociais, setores governamentais e não governamentais, incluindo da cooperação internacional, sejam fortalecidas, mantidas e ampliadas sempre em prol do alcance da missão do GIV;
- Ampliar parcerias financeiras e não-financeiras do GIV de forma planejada e sistemática, focando em sua expansão e retenção;
- Ampliar a base social de apoio financeiro a partir da mobilização de parcelas da sociedade civil, via captação de recursos diretos.
Esta política, portanto, orienta as dimensões estruturantes das ações de Mobilização de Recursos do GIV de forma a garantir que:
- Haja uma abordagem sistêmica e articulada de mobilização de recursos sempre voltada à dimensão sociopolítica1 da organização.
- O GIV apenas estabeleça parcerias com organizações públicas ou privadas, nacionais ou internacionais cujas ações, características ou resultados estejam afinados aos princípios da sua missão institucional e valores.
- Garanta a equipe ou pessoas responsáveis pela mobilização de recursos, as necessárias condições para o desempenho da função, sempre em diálogo com a diretoria.
É de responsabilidade da Equipe de Mobilização de Recursos do GIV
- Atuar para garantir a sustentabilidade financeira do GIV, nunca aproveitando esta ação para benefícios pessoais;
- Estabelecer um plano de ação, aprovado pelo GIV, que inclua a perspectiva da diversificação das fontes financeiras de apoio;
- Representar o GIV nas relações de mobilização junto à cooperação internacional e ao governo brasileiro (nos diversos níveis);
- Representar o GIV nas relações de mobilização de parceria junto a fundações empresariais, empresas, universidades e demais setores não governamentais;
- Elaborar e implementar estratégias que incluam o contato direto com potenciais doadores (pessoas jurídicas ou não), sempre considerando a Política de Proteção e Uso de Dados do GIV e a Política de Salvaguardas da instituição aprovadas em 11/07/2023, conforme o disposto em giv.org.br/politicas-do-giv
Da Execução desta política
- O GIV deverá orientar as ações da sua Política de Mobilização de Recursos (PMR), a partir do seu plano Estratégico Plurianual e do Plano Operativo, sempre considerando, entretanto, as oportunidades de mobilização de parcerias não-planejadas;
- Os recursos mobilizados pelo GIV deverão ser de conhecimento público;
- O GIV disponibiliza anualmente, no seu site, o seu Balanço Social;
- O GIV se compromete a manter um diálogo constante com seus parceiros/as, sócios/as e financiadores;
- Quando solicitado e for concordado entre as partes, parceiros e financiadores do GIV poderão ter suas marcas e links no site institucional ou em outros materiais de comunicação. Este acordo deverá ser feito –por escrito – para garantir a proteção de todas as partes envolvidas;
- Relatórios anuais das atividades e os clippings institucionais serão disponibilizados com parceiros, sócios/as, financiadores/as e doadores/as do GIV, ao menos uma vez ao ano.
As atividades da PMR incluem, mas não se limitam a:
- Criar, alimentar e manter atualizado um banco de dados de parceiros/ sócios/ doadores e potencialidades futuras, sempre orientando seu uso a partir da Política de Proteção e Uso de Dados do GIV;
- Estabelecer contatos com as agências de cooperação e potenciais parceiros de forma regular;
- Manter contato regular e alimentar de forma constante os parceiros e doadores/as já estabelecidos;
- Organizar e manter atualizado um banco de voluntários/as;
- Organizar e manter atualizado um banco de projetos;
- Mapear e participar dos eventos promovidos pelas redes de responsabilidade social;
- Divulgar e negociar propostas para doação;
- Desenvolver estratégias que gerem recursos próprios através de produtos de comunicação, consultorias, treinamentos e capacitações nas áreas relacionadas à missão institucional quando assim definido;
- Juntamente com a contabilidade do GIV incluir o valor monetário para as doações em espécie concedidas por pessoas jurídicas ou físicas (roupas, cestas básicas de alimentos, material de escritório, material de limpeza etc., serviços)
1 Dimensão sóciopolítica: base social, legitimidade, transparência e credibilidade (accountability); rede de interlocução e ação conjunta com organizações da sociedade civil e com o Estado; autonomia e capacidade de oferecer à sociedade intervenções de qualidade promovendo processos de mudança social.