Notícias

VACINA CONTRA HPV

05/07/2006 - AFP

EUA recomendam vacina contra HPV para meninas de 11 a 12 anos

Um painel do Centro de Controle de Doenças (CCD), dos Estados Unidos, recomendou nesta quinta-feira a vacinação contra o câncer de colo do útero para meninas de 11 a 12 anos de idade, em um dia descrito como "histórico" para a saúde das mulheres.
A vacina recomendada, Gardasil, do laboratório Merck, combate quatro variações do vírus do papiloma humano (HPV) e evita a formação de lesões cancerosas que podem provocar câncer cervical em mulheres de 9 a 26 anos.
O HPV é a doença sexualmente transmissível mais comum nos Estados Unidos e 20 milhões de pessoas adoecem anualmente devido ao vírus. Todo ano, seis milhões são infectadas, segundo o CDC. O câncer de útero é o segundo câncer que mais afeta as mulheres no mundo e 70% dos casos são causados pelo HPV.
"Isto é um grande avanço para a saúde das mulheres, para a prevenção e para a prevenção do câncer", disse em entrevista coletiva Anne Schucat, diretora do Centro Nacional para Imunizações e Doenças Respiratórias do CCD. "Estamos muito emocionados".
A recomendação agora deve ser aprovada pelo diretor do CCD e pelo secretário de Saúde americano.