Notícias

CHINA APROVA TESTE EM HUMANOS

29/11/2004 - Agência Lusa

Nova pesquisa de vacina contra a Aids

A China aprovou a realização de testes em humanos de uma vacina experimental contra o vírus causador da Aids desenvolvida no próprio país. Trinta voluntários com idades entre 18 e 50 anos vão participar dos testes.
"Os cientistas infectaram um macaco com o vírus da Aids após terem aplicado a vacina, e não ocorreu qualquer reação anormal", relatou a agência Nova China, citando fonte da Administração Estatal de Alimentação e Medicamentos.
A vacina experimental foi desenvolvida por uma equipe de cientistas chineses que desde 1996 pesquisam este tema.
Os especialistas alertam, todavia, que a realização de testes "não significa necessariamente que [a vacina] venha a ser um sucesso", e o público também não deve esperar que vacinas deste gênero "estejam disponíveis ao público no curto prazo".
Autoridades chinesas afirmam, no entanto, que vão acelerar o processo de aprovação de qualquer tipo de medicamentos contra a Aids para ajudar as pesquisas neste campo.
Cerca de 840 mil de chineses são portadores do HIV, segundo estimativas do governo chinês e da OMS (Organização Mundial de Saúde).
O número de chineses infectados poderá subir para os 10 milhões em 2010 "se não forem tomadas medidas necessárias", conforme alerta das Nações Unidas.
Em outro estudo, de maior dimensão, pesquisadores norte-americanos e tailandeses testam uma vacina experimental contra a Aids em 16 mil voluntários da Tailândia.