Notícias

A BUSCA DE UMA VACINA

18/11/2004 - Mixbrasil

Cientistas franceses criam anticorpos contra HIV

Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa Científica do Instituto Pasteur, de Paris, anunciaram nesta terça-feira, 16/11, que conseguiram criar anticorpos para bloquear o vírus HIV.
Os testes estão sendo conduzidos em laboratório e os cientistas acreditam que ainda estão longe de desenvolver vacina segura a ser utilizada em humanos. Ainda assim, os testes já foram considerados um sucesso.
Produzidos a partir de coelhos, os anticorpos se mostraram capazes de defender, na proveta, os linfócitos T CD4 (uma das células de defesa do organismo) dos vários subtipos do vírus HIV-1, o mais disseminado no mundo.
Soro sintético semelhante à proteína que envolve o vírus foi aplicado em coelhos. Os anticorpos produzidos foram capazes não apenas de inibir a infecção dos linfócitos pelos vários subtipos de HIV-1, mas também de perturbar a reprodução, levando o HIV a produzir cópias defeituosas incapazes de infectar outras células. O próximo passo será aplicar o soro em seres humanos.
A descoberta “abrirá perspectivas interessantes ao desenvolvimento de uma vacina contra a Aids”, disse Ara Hovanessian, chefe das pesquisas do Instituto Pasteur.
“20 anos após o HIV ter sido identificado, a pandemia da Aids é um dos maiores desafios à saúde pública em escala global”.