Notícias
DISCRIMINAÇÃO NOS EUA
13/11/2004 - Mixbrasil
Médico se recusa a operar paciente HIV+ nos EUA
O médico Paul Cutarelli, do Lasik Vision Institute, de Glendale, nos EUA, está sendo acusado de discriminar pacientes portadores do vírus HIV que querem se submeter à cirurgia ocular.
A queixa foi feita pelo Legal Center for People with Disabilities, organização sem fins lucrativos do estado do Colorado.
De acordo com a queixa, funcionário do Lasik Vision Institute contou que procurava fazer cirurgia ocular e que Cutarelli não o operaria após ser informado que ele era HIV+.
O Legal Center também alegou que um mulher também foi discriminada pelo médico sem qualquer confirmação de que era soropositiva.
O Lasik Vision Institute e o Dr. Cutarelli não seguiram as regras médicas ao atender os pacientes, disse Erik Maxfield, do grupo ativista.
O advogado acrescentou que está preocupado que uma empresa nacional com tantos clientes possa agir fora dos padrões médicos e da lei existente.
No mês passado, outra organização ativista, Lambda Legal, processou ortopedista do estado de Milwaukee que se recusou a operar paciente portador do HIV.