Notícias

Secretaria para controle epidemiológico

12/06/2003 - TRIBUNA DA IMPRENSA (RJ)

Saúde monta secretaria para o controle de doenças transmissíveis.

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde anunciou ontem a criação de uma secretaria especializada no combate e controle de doenças transmissíveis, como Aids, tuberculose e febre amarela. Para comandar a nova Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), nos próximos dias, deverá ser nomeado o sanitarista Jarbas Barbosa, que dirige o Centro Nacional de Epidemiologia da Fundação Nacional de Saúde (Cenepi/ Funasa).

A criação da secretaria visa fortalecer a vigilância epidemiológica no País. O Cenepi, que entre outras atribuições respondia pela vacinação, foi fundido com os programas de Aids, tuberculose, hepatites virais e hanseníase. Além de absorver estes projetos, a nova secretaria também desenvolverá pesquisas domiciliares sobre doenças crônicas não-transmissíveis, como câncer, ainda neste ano.

A SVS coletará dados para identificar fatores de risco que podem contribuir para o aumento destes casos. O alcoolismo e tabagismo, considerados problemas mundiais de saúde pública, também serão monitorados pela secretaria, que deverá montar o mapa das desigualdades em saúde no País. A partir de todos os dados, a secretaria deverá traçar políticas para prevenir e combater doenças.