Notícias
NÚMEROS DA ÁFRICA
23/09/2004 - Reuters
Número de portadores da Aids cresce 6% na África do Sul
O número de sul-africanos portadores do vírus da Aids aumentou 6% em 2003, mas a taxa de contaminação, especialmente entre os adolescentes, estava se estabilizando, disse o governo em um relatório divulgado nesta quinta-feira (23/09).
O Ministério da Saúde do país estimou que 5,6 milhões dos 45 milhões de sul-africanos apresentavam o vírus HIV -um número 6% maior que os 5,3 milhões de portadores registrado em 2002.
A África do Sul, a principal economia do continente, é o país com o maior grupo de pessoas contaminadas pelo HIV no mundo, com centenas de milhares de mortos pela doença.
"Os números da pesquisa de 2003 mostram que o número de pessoas contaminadas continua alto na África do Sul", disse o ministério.
O órgão acrescentou, porém, que as cifras sugeriam uma "lenta estabilização" da doença.
O relatório do governo descobriu que 100 mil bebês contraíram o vírus de suas mães em 2003, ou mais de 260 crianças por dia. Cerca de 28% das mulheres grávidas eram HIV positivas, ou 26,5% a mais que em 2002.
Segundo o ministério, apesar de o número de infecções parecer aumentar, as taxas estavam se estabilizando.
"A estabilidade observada principalmente entre adolescentes aponta para uma epidemia na fase de estabilização", diz o relatório.
O relatório afirma que a doença era mais freqüente entre os adultos de 25 a 29 anos de idade.
No ano passado, o governo do presidente Thabo Mbeki anunciou um plano para fornecer tratamento com remédios anti-retrovirais para os doentes. Inicialmente, Mbeki havia resistido à adoção da medida.
O relatório foi elaborado com base em estudos sobre a Aids e a sífilis entre mulheres grávidas que buscaram atendimento pré-natal no sistema público de saúde em outubro de 2003.