Notícias
CORRIGINDO A FACE
05/08/2004 - Globo Online
FDA aprova tratamento estético para pessoas com Aids
Autoridades americanas aprovaram nesta terça-feira um tratamento estético voltado para pessoas com Aids. A FDA, agência reguladora de medicamentos e alimentos, deu sinal verde para o uso da droga Sculptra, do laboratório Aventis, para preenchimento de rugas acentuadas, olhos fundos e face caída e outros sinais de uma condição conhecida como enfraquecimento ou desgaste facial. O problema, tecnicamente chamado de lipoatrofia e caracterizado pela perda de gordura sob a pele, é um efeito colateral do coquetel que desacelera a doença e não traz risco de morte. Mas foi associado a depressão e outros problemas emocionais.
"A mudança da aparência facial é um dos efeitos colaterais mais devastadores e estigmatizantes da Aids e das drogas usadas para tratá-la", disse, num comunicado, o comissário interino da FDA, o médico Lester M. Crawford.
Segundo ele, havia na comunidade que lida com esses pacientes muita expectativa por uma forma de "dar aos pacientes um rosto mais suave e cheio".
O Sculptra é uma forma injetável é um polímero biodegradável e biocompatível, usado amplamente em implantes faciais e suturas cirúrgicas solúveis.