Notícias
Milhares de hemofílicos processam Bayer
04/06/2003 - O GLOBO
Produtos os expuseram ao risco de contrair Aids e hepatite C.
SÃO FRANCISCO.
Milhares de hemofílicos entraram com uma ação coletiva na Justiça federal americana contra os laboratórios farmacêuticos Bayer, Baxter Healthcare Corporation, Armour Pharmaceutical Company e Alpha Therapeutic Corporation. Eles acusam as empresas de venderem produtos que os expuseram ao risco de contrair Aids e hepatite C.
A denúncia sobre a Bayer foi feita em maio por uma reportagem do jornal "The New York Times", que revelou documentos segundo os quais uma divisão do laboratório (a Cutter Biological) vendeu milhões de dólares em um produto coagulante com alto risco de transmitir o HIV e o vírus da hepatite C para hemofílicos na Ásia e na América Latina em meados dos anos 80, ao mesmo tempo em que oferecia um remédio novo e seguro nos EUA e na Europa.
A ação na Justiça foi impetrada em nome de milhares de hemofílicos de vários países que consumiram o produto, o fator de coagulação do sangue VIII. O advogado Robert Nelson acusa as empresas de negligência e tentativa de omitir uma fraude. As empresas se defendem e dizem que na época das vendas não havia conhecimento científico de que os vírus poderiam ser transmitidos dessa forma.
- É uma tragédia mundial - disse Nelson.
Segundo ele, as empresas poderiam ter tornado seus produtos mais seguros como um maior cuidado na seleção de doadores do plasma usado na época para a produção do fator.