Notícias

A IGUALDADE NO TRATAMENTO

17/07/2004 - Reuters

Grupos anti-Aids pedem tratamento para usuários de drogas

Os governos de todo o mundo estão alimentando a disseminação da Aids ao negar aos usuários de drogas injetáveis acesso a métodos de prevenção e a tratamento, disseram pesquisadores,
"Os dados disponíveis mostram que os usuários de drogas, com o apoio adequado dos serviços de saúde, apresentam os mesmos resultados advindos do tratamento que outras pessoas contaminadas pelo HIV", disse Jim Kim, diretor do programa de Aids da Organização Mundial da Saúde (OMS).
"Mesmo assim, os usuários de drogas são muitas vezes considerados inalcançáveis ou não-cooperativos."
A Unaids, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) encarregada de coordenar a luta mundial contra a doença, estima que os usuários de drogas injetáveis respondam por 10 por cento das contaminações anuais por HIV em todo o mundo e por até um terço dos novos casos fora da África.
Em países como a Rússia, onde até 1 milhão de pessoas adquiriram o vírus da Aids em menos de uma década, 80 por cento das contaminações acontecem entre os usuários de drogas injetáveis. Na China, 60 por cento das contaminações acontecem dentro desse mesmo grupo de risco.
Em um novo relatório sobre as relações entre o HIV e as drogas, o Instituto Sociedade Aberta (OSI) disse ser errado e contraproducente o desprezo dos governos pelos usuários de drogas contaminados pela Aids.
"A noção de que os usuários de drogas não conseguem seguir o tratamento é um erro dos responsáveis por administrar os programas de combate à Aids e não a realidade", afirmou Konstantin Lezhentsev, encarregado de um programa do tipo.
As declarações dos especialistas foram feitas durante a 15a Conferência Anual de Aids, que acontece em Bangcoc (capital da Tailândia).