Notícias
UM ÚNICO COMPRIMIDO
02/07/2004 - Agência EFE
Estudo prova eficácia de genérico de ação tripla contra a aids
Um estudo clínico provou pela primeira vez a "eficácia e segurança" no combate à aids de um genérico de ação tripla em um só comprimido, o Triomune, anunciaram em conjunto hoje, quinta-feira, a Médicos Sem Fronteiras (MSF), duas instituições francesas de pesquisa e o governo de Camarões.
Graças ao anúncio, "não poderá haver obstáculos para a distribuição" do genérico nos países em desenvolvimento, segundo um comunicado conjunto da MSF, da Agência Nacional francesa de Pesquisas sobre a Aids, do Instituto francês de Investigação para o Desenvolvimento (IRD) e do Ministério da Saúde camaronês. O Triomune foi ministrado a 60 doentes em dois centros hospitalares de Yaoundé. Depois de seis meses, o vírus HIV tinha se tornado inapreciável em 80 por cento dos pacientes, informaram os organismos.
O remédio, produzido pela farmacêutica índia Cipla, é uma combinação genérica de três anti-retrovirais, de dose fixa, e representa um dos tratamentos mais utilizados contra a aids nos países do Terceiro Mundo.
"Esta combinação de genéricos em uma só dose oferece resultados comparáveis aos observados nos países do Primeiro Mundo, onde o tratamento é feito com medicamentos de marca", declarou Eric Delaporte, cientista do IRD.
Em Camarões, cada tratamento de Triomune custa 20 dólares, contra os 35 dólares que custam seus equivalentes de marca, e "em outros países a diferença pode chegar ao dobro", segundo o comunicado.
Até o momento, "vários programas internacionais haviam rejeitado a idéia de financiar a utilização deste tratamento devido à ausência de resultados científicos que provassem sua eficácia", lembraram os organismos.
Por este motivo, asseguraram que o estudo "cria um precedente para que um maior número de infectados pelo HIV seja tratado a partir de agora".