Notícias
XV CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE AIDS
01/07/2004 - Agência Aids
Terá a participação de representantes de 160 países
Cerca de 15 mil delegados, provenientes de 160 países, deverão participar da XV Conferência Internacional de Aids, entre 11 e 16 de julho em Bangcoc, Tailândia. O tema da reunião, Acesso para Todos, reúne assuntos de grande interesse da comunidade que vive e trabalha com HIV/AIDS, abrangendo desde tópicos científicos, até a prevenção, os recursos financeiros e a disponibilidade de tratamento para as pessoas que vivem com HIV/AIDS em todo o mundo. A Agência de Notícias da Aids fará a cobertura do evento a partir de Bangcoc. Além das notícias atualizadas no site, a Agência Aids firmou parcerias com várias emissoras de rádio e TV para fornecer boletins diários.
A agenda da conferência prevê encontros e reuniões englobando os seguintes grandes temas: Liderança, Comunidade, Científico, Formação e Treinamento. O primeiro deles tem como objetivo chamar a atenção para a importância das lideranças no combate ao HIV/AIDS, buscando uma contribuição concreta daqueles que se destacaram nesta área. Representantes de governos e da Igreja, de instituições multilaterais e internacionais, pessoas que vivem com HIV/AIDS, cientistas, do setor privado e da mídia, artistas e líderes intelectuais tomarão parte deste programa. A agenda prevê a busca de compromisso concreto dos líderes para políticas de apoio, expansão da prevenção, dos cuidados médicos e tratamento e aumento dos recursos. Entre os líderes mundiais que estarão presentes destacam-se o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan.
A participação da comunidade na pesquisa, prevenção, cuidados médicos, tratamento e defesa dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS será o segundo grande tema a ser abordado em Bangcoc. O programa incluirá uma sessão inteiramente dedicada aos jovens, organizada por eles próprios. A necessidade de projetos de prevenção e tratamento voltados para este segmento da população será discutida e espera-se que a conferência propicie a formação de redes e lideranças de jovens.
Já o Programa Científico contará com a participação de pesquisadores, líderes comunitários e especialistas em políticas para o HIV/AIDS. Mais de 10 mil trabalhos serão apresentados por cientistas, ativistas, pessoas que vivem com HIV/AIDS, formuladores de políticas de prevenção e tratamento e por aqueles que trabalham diretamente com as populações afetadas pelo vírus HIV. As áreas enfocadas serão ciência, pesquisa clínica, tratamento e cuidados médicos, epidemiologia e prevenção, assuntos sociais e econômicos, implementação de políticas e programas. Mais de 400 trabalhos serão apresentados na área científica, incluindo avaliações de tratamentos anti-retrovirais eficientes em países em desenvolvimento e os resultados dos mais recentes testes com vacinas.
Na área de formação e treinamento mais de 80 oficinas serão realizadas por especialistas, para capacitar jovens de organizações comunitárias e da sociedade civil que trabalham diretamente com a população vivendo com HIV/AIDS ou com segmentos mais vulneráveis.