Notícias

CAMISINHA E TELEFONE

26/06/2004 - Agência Aids

Cartões telefônicos darão de brinde preservativos

O Projeto Contato Seguro tem por objetivo auxiliar os órgãos competentes - Programas Estaduais e Municipais de DST/Aids - na distribuição de preservativos. O projeto vai utilizar toda a logística de distribuição dos cartões telefônicos das operadoras de telecomunicações do país, ajudando assim, de forma inédita, o combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids.
O Contato Seguro foi proposto pela Global Soluções e Mídias, uma empresa privada responsável pelos anúncios impressos em todos os cartões telefônicos comercializados no país. Segundo Saragy Fernandes de Oliveira, diretor de Negócios da Global-PB, além dos preservativos, os cartões serão impressos com informações sobre formas de prevenir às DST/AIDS.
No Brasil, por ano, são vendidos 50 milhões de cartões, segundo informação da Global Soluções e Mídias. A logística de distribuição do produto consegue cobrir todo o território nacional, ao contrário dos preservativos que não estão disponíveis em lugares ermos. Foi pensando nesta facilidade que a empresa apresentou o Projeto Conato Seguro ao Ministério da Saúde, em setembro de 2003.
O Projeto foi aprovado em dezembro do ano passado. Segundo o parecer técnico da Assessoria de Comunicação do Programa Nacional de DST/Aids o Contato Seguro “vai de encontro ao anseio do Ministério da saúde, uma vez que objetiva ampliar a distribuição de preservativos no território nacional. Ao nosso ver, de uma forma inédita e democrática”.
Segundo Saragy Fernandes de Oliveira o Projeto seria estendido para todo o país, a partir de setembro. Todavia, as fraudes na licitação de compra de preservativos, conduzidas pelo Programa Nacional de DST/AIDS - deflagradas pela Operação Vampiro da Polícia Federal - cancelou o processo de licitação, e pode adiar a implantação do Projeto em nível nacional.
Conforme o diretor de Negócios da Global Soluções e Mídias, o Projeto Contato Seguro tem o apoio formal das principais operadoras de telecomunicações do país, entre elas: TELEMAR, TELEFÔNICA e BRASIL TELECOM e da Rede Gapa.

PARAÍBA É PIONEIRA NO BRASIL AO LANÇAR O "PROJETO CONTATO SEGURO"
Na Paraíba, os usuários que comprarem cartões telefônicos vão receber de brinde um preservativo. O Estado será o primeiro a implantar o Projeto Contato Seguro. Para os meses de junho e julho serão distribuídos 200 mil preservativos aos usuários de cartões telefônicos. Esta iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, a Telemar - PB e a Global Soluções e Mídias.
Os cartões telefônicos com preservativos virão envolvidos em uma embalagem plástica, no estilo sachê. Os usuários poderão escolher entre o produto com e sem a camisinha. Os consumidores que optarem pela primeira opção, irão receber o preservativo sem nenhum custo adicional.
Segundo Saragy Fernandes de Oliveira, a Paraíba consome 800 mil cartões telefônicos por mês. Nesta primeira fase apenas um quarto dos insumos virão acompanhados da camisinha. O consumidor terá que pedir pela unidade com o brinde.
Os preservativos distribuídos pelo Projeto Contato foram doados pelo Programa Estadual de DST/Aids da Paraíba. Segundo dr. Ranulfo Cardoso, coordenador do Programa, foram usados as cotas extras dos meses de junho e julho, meses de festas juninas do estado, para o projeto. Para o dr. Ranulfo, esta iniciativa é uma estratégia criativa de promoção de uma sexualidade segura”.
Os primeiros cartões telefônicos “cidadãos” vêm com a seguinte mensagem “Nas festas Juninas, Contato Seguro, só com Camisinha”. Os preservativos só são distribuídos aos usuários que adquirirem as unidades de 40 ou 60 créditos.