Notícias
ALIMENTAÇÃO E AIDS
25/06/2004 - Agência EFE
Programas contra a Aids devem incluir alimentação
O Programa Mundial de Alimentos (PMA) pediu hoje, quinta-feira, que todos os governos e organizações que financiam ou executam programas contra a Aids incluam a nutrição e a segurança alimentar das pessoas em tratamento.
A subdiretora executiva do PMA, Sheila Sisulu, afirmou hoje que sem uma alimentação adequada, a eficácia dos tratamentos contra a Aids é menor porque o sistema imunológico fica debilitado deixando o caminho livre para as infecções.
"Uma boa nutrição deveria ser incluída no tratamento médico", disse Sisulu, após lembrar que os remédios contra a Aids são fortes e podem causar efeitos adversos em uma pessoa debilitada pela subnutrição.
"Os medicamentos são extremamente importantes, mas não são a solução, principalmente quando tomados por pessoas que não comem", explicou.
Sisulu afirmou que esta situação é verificada em vários países em desenvolvimento, particularmente na África, onde os setores mais pobres têm maior incidência de Aids.
Está provado que a Aids têm um impacto muito negativo na segurança alimentar dos doentes e suas famílias, já que até 40 por cento do dinheiro normalmente destinado à compra de alimentos pode ser desviado para gastos médicos.