Notícias
LUTA CONTRA O HIV
03/06/2004 - Agência Aids
UNAIDS lança CD ROM direcionado para público jovem
Um CD ROM com vídeo, fotografias, textos e pequenos programas de rádio é um dos principais resultados da oficina Juventude, HIV/Aids, Gênero e Uso Indevido de Drogas, realizada em Salvador entre os dias 6 e 8 de novembro de 2003. O workshop reuniu mais de 30 jovens radialistas de diversas partes do Brasil para ouvir palestras, tirar dúvidas, trocar idéias, fazer entrevistas e gravar programas de rádio.
O CD será lançado na próxima sexta-feira, dia 4, às 10h, no estande do UNAIDS no 8º Educaids (Open Hall Convention Center Av. Antônio de Souza, 715, Centro, Guarulhos São Paulo). No lançamento, estarão presentes, entre outros convidados, representantes do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids UNAIDS, do Fundo de População das Nações Unidas UNFPA e um dos jovens participantes da oficina. Uma hora antes, em Brasília, haverá apresentação do CD ROM a participantes do seminário Atuais Desafios e Perspectivas dos Sistemas de Saúde na América Latina e no Caribe: Proteção Social Universal e Respostas ao HIV/Aids, organizado pela GTZ, agência de cooperação alemã, co-patrocinadora do CD.
O combate ao HIV/aids junto à população jovem está no centro da preocupação mundial em relação à epidemia. Não é à toa que a Declaração de Compromisso em HIV/Aids, adotada na Sessão Especial da Assembléia Geral da ONU, em 2001, convoca os Estados Membros a tomarem medidas para, até 2005, garantir que pelo menos 90% e, até 2010, pelo menos 95% dos jovens, entre 15 e 24 anos de idade, tenham acesso à educação sobre o HIV/aids, e aos serviços e habilidades necessários para reduzir a vulnerabilidade deles à infecção. Esse projeto dos jovens radialistas, implementado pelo UNFPA no Brasil, é uma resposta clara a essa preocupação, explica Tânia Patriota, Representante Auxiliar do UNFPA no Brasil.
Esperamos que esses jovens possam, a partir da experiência do workshop, cobrir mais e melhor os temas relacionados ao HIV e à aids em suas emissoras e junto a seu público. O workshop serviu também como balão de ensaio para se medir o potencial desse tipo de iniciativa e detectar possíveis limitações, que poderão ser corrigidas em experiências futuras, afirma Telva Barros, oficial nacional do UNAIDS no Brasil. O CD-ROM será distribuído a diversas instituições brasileiras capazes de replicar a experiência do workshop. A idéia é multiplicar.
Fonte: UNAIDS