Notícias

LUTA CONTRA O HIV

03/06/2004 - Agência Aids

UNAIDS lança CD ROM direcionado para público jovem

Um CD ROM com vídeo, fotografias, textos e pequenos programas de rádio é um dos principais resultados da oficina “Juventude, HIV/Aids, Gênero e Uso Indevido de Drogas”, realizada em Salvador entre os dias 6 e 8 de novembro de 2003. O workshop reuniu mais de 30 jovens radialistas de diversas partes do Brasil para ouvir palestras, tirar dúvidas, trocar idéias, fazer entrevistas e gravar programas de rádio.
O CD será lançado na próxima sexta-feira, dia 4, às 10h, no estande do UNAIDS no 8º Educaids (Open Hall Convention Center – Av. Antônio de Souza, 715, Centro, Guarulhos – São Paulo). No lançamento, estarão presentes, entre outros convidados, representantes do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids – UNAIDS, do Fundo de População das Nações Unidas – UNFPA e um dos jovens participantes da oficina. Uma hora antes, em Brasília, haverá apresentação do CD ROM a participantes do seminário “Atuais Desafios e Perspectivas dos Sistemas de Saúde na América Latina e no Caribe: Proteção Social Universal e Respostas ao HIV/Aids”, organizado pela GTZ, agência de cooperação alemã, co-patrocinadora do CD.
“O combate ao HIV/aids junto à população jovem está no centro da preocupação mundial em relação à epidemia. Não é à toa que a Declaração de Compromisso em HIV/Aids, adotada na Sessão Especial da Assembléia Geral da ONU, em 2001, convoca os Estados Membros a tomarem medidas para, até 2005, garantir que pelo menos 90% e, até 2010, pelo menos 95% dos jovens, entre 15 e 24 anos de idade, tenham acesso à educação sobre o HIV/aids, e aos serviços e habilidades necessários para reduzir a vulnerabilidade deles à infecção. Esse projeto dos jovens radialistas, implementado pelo UNFPA no Brasil, é uma resposta clara a essa preocupação”, explica Tânia Patriota, Representante Auxiliar do UNFPA no Brasil.
“Esperamos que esses jovens possam, a partir da experiência do workshop, cobrir mais e melhor os temas relacionados ao HIV e à aids em suas emissoras e junto a seu público. O workshop serviu também como balão de ensaio para se medir o potencial desse tipo de iniciativa e detectar possíveis limitações, que poderão ser corrigidas em experiências futuras”, afirma Telva Barros, oficial nacional do UNAIDS no Brasil. O CD-ROM será distribuído a diversas instituições brasileiras capazes de replicar a experiência do workshop. A idéia é multiplicar.

Fonte: UNAIDS