Notícias
O USO DO PRESERVATIVO PELOS JOVENS
01/06/2004 - Folha de São Paulo
Camisinha não sai depois da transa
FOLHATEEN
Sexo e saúde
"Transei com uma garota, ejaculei, meu pênis amoleceu e a camisinha escapou e ficou na vagina dela. Ela disse que não estava na época fértil e só achou a camisinha no dia seguinte. Ela está preocupada porque ainda não menstruou."
Vários pontos para a gente pensar um pouco em relação às suas dúvidas. E o principal deles é que acidentes de percurso podem eventualmente acontecer quando a gente está fazendo sexo e que algumas medidas são importantes para tentar diminuir os riscos.
Em primeiro lugar, você vacilou em deixar o pênis amolecer um pouco dentro da vagina da sua parceira. Esse é um dos princípios básicos do uso da camisinha: gozou, retire o pênis, remova o preservativo e jogue-o fora. Assim você evita vazamentos e escapes como esse.
Segundo ponto: a camisinha não pode ficar lá dentro, esquecida, até que ela resolva aparecer por conta própria. Se a camisinha não está no pênis e não está na cama, é óbvio que ela ficou dentro da vagina. Muitas vezes a garota consegue retirar o preservativo com os dedos. Se ela não conseguir, tem de ligar para o médico para que ele faça a remoção. Se a camisinha ficar lá dentro, aumentam as chances de gravidez e de infecções.
O período fértil, em geral, acontece 15 dias (cerca de duas semanas) antes da menstruação. Se a garota tem o ciclo regular, ela consegue saber com alguma previsão quando está nessa fase. Acontece que mesmo as garotas reguladas podem sair desse rumo em algumas ocasiões. Por isso a gente não pode confiar cegamente na tabelinha.
A garota que tem vida sexual ativa, além da camisinha, deve usar um método anticoncepcional mais confiável, como as pílulas.
Uma semana depois, na data prevista, a menstruação dela não chegou. Será que a garota está grávida? Não necessariamente! Alguns atrasos podem acontecer e isso não significa gravidez. Mas, de qualquer forma, ela precisa checar com o ginecologista (já que existe essa história de camisinha perdida).
Aliás, sempre que um imprevisto acontecer na hora do sexo (camisinhas perdidas, estouradas, sangramentos, dores etc.), é uma ótima idéia consultar um médico. Por exemplo, nessa situação, o ginecologista poderia (se julgasse necessário) recomendar o uso da pílula do dia seguinte, como recurso de emergência. Não custa nada dar uma ligada para o médico ou dar uma passada no posto de saúde, não é mesmo?
Jairo Bouer, 37, é médico.