Notícias

ONU E OPEP DESTINAM VERBA

13/05/2004 - Agência Aids

Recursos na luta contra a Aids

A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) destinaram oito milhões de dólares para o combate de HIV/AIDS no Haiti, Jamaica e outros países em desenvolvimento.
Os fundos vão ser usados para a redução da transmissão de HIV, fornecendo melhor assistência para os infectados e para estimular o "comprometimento político" na luta contra a doença, especialmente entre mulheres, disse a embaixada do Estados Unidos na Jamaica.
O Caribe tem o segundo maior índice de infecção de HIV no mundo, ficando atrás da África subsariana. Cerca de 250 mil pessoas no Haiti tem HIV/AIDS, comparado com 20 mil na Jamaica, de acordo com a UNAIDS.
O Fundo da OPEP para Desenvolvimento Internacional vai doar quatro milhões de dólares para o projeto de dois anos, enquanto a UNAIDS vai organizar a maneira como vai ser distribuída a quantia, disseram os grupos em um pronunciamento semana passada.
Os outros países beneficiados são: Bangladesh, Cuba, Egito, Etiópia, Jordânia, Mali, Mauritânia, Nicarágua, Paquistão, Filipinas, Tailândia e Tunísia.
O programa também vai ser direcionado para outros fatores que aumentam o surto da doença, incluindo a migração e os conflitos regionais.
Isso vem depois do plano de cinco anos dos Estados Unidos, que planejava colocar 15 milhões de dólares na luta contra HIV/AIDS no Caribe e na África.