Notícias

A NECESSIDADE DO USO DO PRESERVATIVO

11/05/2004 - Folha de São Paulo

Transa sem camisinha pode dar infecção

"Tenho 17 anos e estou tendo vontade de urinar a toda hora. Se eu não sou rápida, acaba escapando um pouco. Outra dúvida: na transa com meu namorado, fazemos uma rápida penetração sem camisinha. Há risco de gravidez?"
Vontade incontrolável de urinar, em geral, pode ser um dos sintomas de uma infecção urinária. Esse tipo de problema é relativamente comum entre as garotas, mais do que entre os garotos.
A própria anatomia da mulher favorece uma infecção desse tipo. A vagina fica muito próxima da uretra, que é o canal por onde sai a urina. A proximidade facilita a contaminação da uretra por pequenos organismos (bactérias e fungos) que vivam na vagina ou que estejam causando um corrimento vaginal. Além disso, na mulher, a uretra é um canal de passagem muito curto até a bexiga, o que também facilita o surgimento de infecções.
E tem mais: muitas meninas, quando vão ao banheiro, fazem a higiene de maneira que trazem os microrganismos da região anal para a região vaginal, o que aumenta muito o risco de infecções. É por isso que os médicos sempre orientam as garotas a se limparem (passarem o papel higiênico) da frente para trás, nunca ao contrário.
Quer saber mais um fator que pode estar facilitando o aparecimento de uma infecção? Essa brincadeirinha de um ou dois minutos sem camisinha expõe você e seu namorado a risco de gravidez, a DSTs (doenças transmitidas pelo sexo) e também a algumas infecções vaginais e urinárias.
Vamos supor que seu médico prescreveu um remédio para tratar a sua infecção. Se o seu namorado também está contaminado e se vocês não usam camisinha o tempo todo, ele pode passar a infecção novamente para você. Viu que pepino?
Em relação à sua segunda pergunta, o risco de gravidez na brincadeira sem camisinha existe. Embora ele seja menor do que se houver ejaculação dentro da vagina, é uma preocupação que vocês não precisam ter, concorda? Alguns espermatozóides podem escapar do pênis mesmo antes da ejaculação.
Moral da história: uma nova visita ao médico é necessária, pois pode ser que ele precise mudar o seu remédio. Além disso, talvez seu namorado também precise se tratar. Para terminar: os dois devem usar camisinha desde o início da transa, mesmo nas preliminares. Certo?

Jairo Bouer, 37, é médico. Se você tem dúvida sobre saúde, escreva para o Folhateen ou para jbouer@uol.com.br