Notícias

A SITUAÇÃO DA AIDS NO PIAUÍ

11/05/2004 - MEIO NORTE (PI)

Interior registra aumento de casos de Aids

Hermes Replica Handbags

A Secretaria de Saúde do Estado detectou o aumento no número de pessoas infectadas no interior do Piauí, apesar de ainda não ter finalizado o diagnóstico; a constatação se deu após a disponibilização de testes anti-HIV em municípios do interior e mostra, que, mesmo assim, no geral, houve uma redução da incidência do vírus.
Com a disponibilização de testes anti-HIV em municípios do interior, a Secretaria de Saúde do Estado detectou o aumento no número de pessoas infectadas. A informação é da coordenadora do Departamento de Controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) da Sesapi, Liliam Mendes Araújo, apesar dela afirmar que ainda não tem como disponibilizar os dados finais do diagnóstico.
Segundo ela, o número de casos no Estado vem diminuindo, mas com a descentralização dos serviços os dados sobre o interior vem aumentando. “A medida em que descentralizamos os serviços de diagnóstico, podemos perceber um aumento no número de pessoas infectadas pelo Vírus HIV”.
De acordo com dados da coordenação estadual, os municípios de maior contingente populacional: Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Valença, Piripiri entre outros são os de maior concentração de números de casos notificados. No geral, a incidência do vírus vem diminuindo no Estado nos últimos três anos. A Secretaria já vem disponibilizando os testes anti-HIV nos municípios de Floriano, Picos, Parnaíba, Piripiri e Teresina.
Os dados disponíveis são de 1986 até dezembro de 2003. Com a mudança nos critérios de notificação de casos de AIDS, a Sesapi ainda não dispõe sobre os dados de 2004.
Liliam afirma que não dá pra ter uma estimativa de quantos casos deverão ser notificados até o final do ano. “Mas a incidência vem diminuindo, se pegarmos como referência os casos de 2001 até o ano passado. A taxa de incidência em 2001 era de 6,4 casos a cada 100 mil habitantes e em 2003 baixou para 3,83 casos para cada 100 mil”, disse.
A coordenadora aponta como dificuldade para evitar a proliferação da doença a mudança de comportamento, principalmente na adoção do uso do preservativo em todas as relações sexuais ainda não é a esperada. “Mas o que podemos perceber é uma maior aceitação, principalmente pelos mais jovens”, acrescenta Liliam.
O número de casos entre as mulheres é uma das atuais preocupações. No Piauí, a razão entre homens e mulheres apresenta uma variação significativa desde o início da epidemia. Ao ser registrado o primeiro caso de AIDS em mulheres a razão era de 18 homens para 1 mulher, com o crescente aumento dos casos de AIDS entre as mulheres que vem ocorrendo em todo o mundo a razão vem reduzindo para cada três homens uma mulher contaminada em 2003.
www.moschinooutletshop.com