Notícias

EPIDEMIA DE AIDS AMEAÃA PAZ MUNDIAL

19/04/2004 - Reuters

Disse o chefe da Unaids, Peter Piot.

A disseminação do vírus da Aids é uma ameaça à paz mundial semelhante ao terrorismo, disse na segunda-feira o chefe da agência de combate à Aids da Organização das Nações Unidas (ONU).

Classificando a doença como um "terremoto em câmera lenta", o chefe da Unaids também criticou a União Européia (UE) por não conseguir deter a disseminação da epidemia no Leste Europeu, região para a qual o bloco está se expandindo.

"Milhões de órfãos, de crianças sem futuro. Basta que haja um líder de grupo armado para colocar uma Kalashnikov nas mãos delas", disse à Reuters o diretor executivo do órgão, Peter Piot.

"Isso é tão grande quanto a ameaça representada pelo terrorismo", afirmou. Segundo Piot, os altos índices de pobreza resultantes da Aids poderiam provocar instabilidade capaz de levar a conflitos entre países e, mesmo, ao enfraquecimento das forças de defesa de nações muito contaminadas.
Mais da metade das forças militares de alguns países pobres da África está contaminada pelo HIV (vírus da Aids). Nesses locais, há um grande número de crianças órfãs, muitas escolas não têm professores e as empresas não possuem mão-de-obra por causa da doença, afirmou.
A Aids é a principal causa de morte da África, lar de ao menos 70 por cento dos 40 milhões de pessoas contaminadas pelo HIV. Mas o local onde a doença avança mais rapidamente é o Leste Europeu.
O número de casos no ex-bloco soviético aumentou drasticamente nos últimos oito anos, para chegar a cerca de 1,5 milhão.
"A UE fracassou no enfrentamento da Aids em suas fronteiras, à porta de sua casa, inclusive nos países que serão incorporados agora", afirmou Piot.