Notícias
REVISTA LANÇADA NO GIV
17/04/2004 - Agência Aids
Saber Viver Jovem para adolescentes soropositivos
O lançamento das revistas saber Viver Jovem e Saber Viver Profissionais de Saúde foi comemorado pelos adolescentes do Grupo de Incentivo à Vida, GIV, por ativistas das Ongs/Aids e pelos profissionais ligados à epidemia. A festa de lançamento aconteceu neste sábado, 17 de abril, na sede do GIV, em São Paulo, SP. Além dos muitos comes e bebes, teve a apresentação da música Saber Viver, de Erasmo e Roberto Carlos e a declamação de poesia, realizada pelos jovens do Projeto Viver Criança e Adolescente, do Grupo de Incentivo á Vida. A idéia das revistas é das jornalistas cariocas Adriana Gomez e Silvia Chalub e teve a participação do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde.
A Saber Viver Jovem surgiu da vontade e curiosidade das jornalistas cariocas em conhecer esses adolescentes e jovens que viviam com HIV/Aids. Elas queriam saber quais eram seus anseios, o que era a doença para eles, quais eram seus planos para vida, como é a relação deles nas escolas, entre muitas outras questões. Quando apresentaram a proposta da revista para o Ministério da Saúde a receptividade foi ótima porque estava de acordo com uma preocupação do Programa Nacional de DST/Aids, segundo Adriana Gomez. Por sugestão do Ministério a equipe do Saber Viver também produziu a publicação voltada aos profissionais de saúde.
Para realizar a Saber Viver Jovem as jornalistas acompanharam fóruns, seminários e encontros com profissionais com atuação na área juvenil, em todo o país. Foram seis meses de trabalho árduo com muita entrevista com o público alvo da revista; meninos e meninas HIV positivos, na faixa etária de 12 a 24 anos. A receptividade dos adolescentes foi ótima. Segundo Silvia Cahlub todos desejavam dar entrevistas, mas só alguns gostariam de aparecer na revista, pois tinham medo de sofrer preconceito.
Com as entrevistas colhidas o desafio agora era a linguagem e a apresentação do material, afinal as jornalistas nunca tinham produzido para público jovem. Qual seria a melhor forma de redigir os textos, de desenhar o lay out, entre outras coisas. Fizemos muita pesquisa nas publicações voltadas a esse público, lemos muita Capricho, acessamos muitos sites e consultamos nosso filhos e seus amigos. Queríamos produzir uma revista em que eles se identificassem, ao mesmo tempo que fosse um veículo de comunicação desses jovens que vivem com HIV/Aids, comenta Adriana Gomez.
A publicação foi aprovada pelos jovens de São Paulo. Renata, 17, adorou a revista e elegeu a capa como o melhor tópico do material. A capa está muito bonita. Esta foto foi tirada aqui no GIV. Olha eu aqui, olha a Laelma a Lyege, comenta Renata.
A Revista também foi elogiada por ativistas das Ongs Aids. A psicóloga Beth Franco, do GIV, apoiou a iniciativa que segunda ela é muito importante porque dá visibilidade e atenção aos jovens que vivem com HIV/Aids. A revista aborda questões importantes para esse público como sexualidade, escola, família entre outros. Para Eduardo Barbosa, presidente do fórum de ONG/Aids de São Paulo, a Saber Viver Jovem está de acordo com o Grupo de Trabalho Jovem do Fórum. A revista deu voz a esse grupo da população e está de acordo com os objetivos do GT Jovem.
Os interessados nas publicações devem entrar em contato com a assessoria de Imprensa do Programa Nacional de DST/Aids, pelos telefones: (0XX61) 448.8100/8088 -