Notícias
TEATRO NA PREVENÇÃO
14/04/2004 - CORREIO DA BAHIA
Grupo teatral ensina a prevenção às DSTs
Falar de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), de camisinha e de gravidez precoce pode ser constrangedor para algumas pessoas
Não para os jovens do grupo teatral Los Aborrecentes, que vem falando desses assuntos em praças e ruas. Eles fazem parte do projeto Educando nas Ruas, criado pela Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania (Semap). Ontem pela manhã, os jovens atores fizeram uma apresentação numa pracinha no Lobato, que ficou logo cheia de espectadores. Estudantes, moradores e outros transeuntes fizeram uma pausa no dia-a-dia para assistir à peça, que traz informações sérias de forma bem-humorada.
Na apresentação, que tem duração de cerca de 20 minutos, uma menina esperta acaba convencendo um namorado afoito da importância de usar preservativo e valorizar o próprio corpo. Outras meninas, com barrigas postiças, falavam dos problemas de ter filho antes da hora. Numa certa altura da peça, alguns dos jovens atores entravam vestidos de mortalha preta, representando as DSTs, cantando e dançando. A linguagem simples, bem-humorada, foi bem aceita pelos espectadores, que não arredaram pé da praça enquanto a apresentação não acabou.
"Achei legal, interessante. É bom para as pessoas que não têm muita informação, para ver que tem que ter responsabilidade", opina a estudante Tamiles Nascimento Martins, 16 anos. Talvez o sucesso da comunicação esteja no fato de que os atores também são bastante jovens, com experiência de vida parecida. "Me sinto honrada por estar participando desse trabalho. A gente ensina e acaba aprendendo um pouco também", comenta Fernanda Rios, 17 anos, uma das protagonistas da peça. A autora e diretora do espetáculo, Natália Soares, acredita que, através do teatro, é possível chamar a atenção das pessoas para esses assuntos importantes. "Se você dá só um panfleto, a pessoa joga fora. Mas, com uma peça, ela pára para assistir e não esquece", diz.
O projeto Educando nas Ruas tem uma próxima parada no Parque do Abaeté, no próximo domingo. No dia 25, será a vez do Parque de Pituaçu. Além da peça, os agentes da Semap distribuem preservativos, cartilhas e folhetos entre o público.