Notícias

DIA INTERNACIONAL DO BEIJO

13/04/2004 - Agência Aids

Especialistas dizem: impossível a transmissão do hiv pela saliva

Nesta terça-feira (13) é comemorado o Dia Internacional do Beijo. Nas últimas semanas, um novo teste de HIV realizado por meio da saliva colocou em questão a possibilidade de transmissão do vírus da Aids durante o beijo, mas especialistas garantem que é impossível a transmissão do HIV dessa maneira.
A dúvida surgiu de alguns entrevistados da pesquisa qualitativa sobre a aceitabilidade dos testes rápidos de HIV, promovida pelo CDC - Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos e o Ministério da Saúde.
Segundo o psicanalista e Coordenador desse estudo, Dr. Paulo Telles, “as dúvidas surgem quando falamos sobre um teste de HIV pela saliva, mas logo explicamos que o vírus da Aids é detectado nos anticorpos da saliva e que não há problemas de transmissão”.
Para Dra. Marinela Della Negra, médica infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, a dúvida dos entrevistados não tem fundamento. “Não é possível ocorrer a infecção durante o beijo”, afirmou.
Ela destacou que “é necessário ter uma grande quantidade do HIV para que a infecção ocorra, mas na saliva essa quantidade não é encontrada”.
De acordo com a seção “Prevenção” do site oficial do Programa Nacional de DST/Aids, o HIV não pode ser transmitido ao beijar, abraçar, dar carinho, compartilhar do mesmo espaço físico ou fazer sexo com uso correto do preservativo.