Notícias

AIDS NA RÚSSIA

12/04/2004 - Agência Aids

Governo diz que o país têm 280 mil soropositivos

GOVERNO RUSSO DIZ QUE PAÍS TEM 280 MIL SOROPOSITIVOS
FONTES NÃO OFICIAIS DIZEM QUE HÁ PELO MENOS 1,2 MILHÃO DE INFECTADOS

Pelo menos 280 mil pessoas infectadas com o vírus da imunodeficiência adquirida (HIV) vivem na Rússia. O dado foi divulgado hoje pelo centro nacional de luta contra a doença do Ministério da Saúde do país.
Os autores do relatório ressaltaram que nos últimos três anos aumentou progressivamente o número de pessoas que contraíram a doença por contato sexual. "Se em 2001 a infecção da Aids por relação sexual representava 4,7% dos casos, em 2002, foi de 13,4%, e, no ano passado, de 19,4%", diz o relatório citado pela agência Interfax.
Segundo o estudo, permanece estável a propagação do vírus mediante o compartilhamento de drogas injetáveis, responsável por 76,6% dos casos no ano passado, e caiu para menos de 2,7% o número de casos de recém-nascidos portadores do HIV.
Ao comentar a estratégia oficial de combate da propagação desta doença, o centro que comanda a luta contra a aids criticou o Governo por não atribuir verbas suficientes para o financiamento de campanhas de educação. "Para este fim, o Estado atribuiu no ano passado apenas 27 milhões de rublos (784 mil euros)", ou seja, menos de meio centavo de euro por habitante ao ano, diz o relatório.
Para amenizar a falta de verbas do Estado, o documento afirmou que a Rússia receberá de entidades internacionais pelo menos US$ 80 milhões durante cinco anos para financiar programas de prevenção e educação entre a população.
Outras fontes médicas não oficiais elevaram o número de pessoas portadoras do HIV na Rússia para 1,2 milhão, embora o governo russo se mostre reticente para essas cifras, que suporiam uma autêntica catástrofe social.