Notícias

HOSPITAIS CONVOCAM DOADORES DE SANGUE

12/04/2004 - Jornal do Brasil

Na doação de sangue não se transmite Aids e é um ato cidadão


Estoques estão quase vazios no Fundão

Para não comprometer o atendimento aos pacientes, os centros de captação de sangue do Rio convocam doadores. O Instituto Estadual de Hematologia Artur Siqueira Cavalcanti (HemoRio) funcionará normalmente durante a Semana Santa. Nesta época, o número de voluntários diminui por causa do feriadão e a demanda por sangue aumenta em decorrência dos freqüentes acidentes de carro.
Segundo a médica Carmen Nogueira, responsável pelo Centro de Hemoterapia do Hospital do Fundão, o estoque de sangue está quase esgotado para todos os tipos sangüíneos. Por isso, o hospital, que realiza o maior números de transplantes do Estado, fez um apelo para que a população procure os serviços de doação de sangue.
- Os transplantes de órgãos são urgentes e inesperados. Assim, devemos ter o estoque de bolsas sempre completos para oferecer qualidade e segurança aos nossos pacientes - explicou a médica.
O sangue doado ao Hospital do Fundão também é usado para o tratamento das crianças internadas no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da UFRJ.
O doador deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não ser usuário de drogas e não ter comportamento sexual de risco. Não é necessário estar em jejum completo para fazer a doação mas recomenda-se não ingerir comidas gordurosas nas duas horas antes da coleta de sangue.
O HemoRio funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 18h, na Rua Frei Caneca, 8, no Centro. Mais informações pelo Disque-Sangue (2240-2494). O telefone do Hospital do Fundão é 2215-8146.


RISCO DE VIDA
Ricardo Boechat/Jornal do Brasil
É quase zero o estoque dos fatores 8 e 9 nos bancos de sangue do país.
Aplicado pelo menos uma vez por semana em hemofílicos, o pró-coagulante é vital para que eles não morram de sangramento.
No Rio, por exemplo, onde os estoques já acabaram, os doentes estão sendo obrigados a receber aplicações de clio precipitado, substância à base de plasma, em desuso desde os anos 70.
Em São Paulo, só há fatores 8 e 9 disponíveis até a próxima terça-feira.