CRIANDO BARREIRAS CONTRA AS HEPATITES | Notícias | HIV/AIDS | GIV.org.br

Notícias

CRIANDO BARREIRAS CONTRA AS HEPATITES

12/04/2004 - O POPULAR (GO)

Órgãos de saúde se preocupam com a transmissão de hepatites

As hepatites podem ser evitadas, porém costumam ser motivo de preocupação dos órgãos de saúde durante feriados prolongados quando muitas pessoas viajam e fazem suas refeições fora de casa e em locais de higiene duvidosa. Alimentos contaminados e falta de condições de saneamento são responsáveis por surtos de hepatite A. Neste ano já foram registrados 19 casos só em Goiás, afirma o responsável pelo departamento de epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde, Petronor de Carvalho.
A hepatite B também merece atenção. Goiás registra uma média de 400 casos por ano, e em 2004 já foram identificados 12 casos. Ela é transmitida sexualmente e por meio do sangue, mas possui vacina que está disponível, gratuitamente para os menores de 20 anos, nos postos de saúde.
A hepatite C é transmitida principalmente por meio de transfusões de sangue, o que o epidemiologista acredita que atualmente não acontece mais, já que os bancos de sangue do Estado estão todos bem aparelhados para diagnosticar a doença. Essa hepatite é responsável por muitas complicações à saúde e possui um período de incubação muito longo. Segundo Petronor de Carvalho, os pacientes passam 20 anos com o vírus e só descobrem a doença quando vão fazer uma doação de sangue.