Notícias
PROJETO DO GOVERNO FEDERAL EM ATRASO
12/04/2004 - Jornal do Comércio - PE
Falta leite para filhos de soropositivos em Pernambuco
Há mais de quatro meses, o leite fornecido pelo Projeto Nascer do Governo Federal está em falta nos postos e nas maternidades públicas de Pernambuco. O leite é destinado para as mães portadoras do vírus da Aids, que não podem amamentar seus filhos.
Uma dona de casa, que preferiu não se identificar, afirmou que ela e o marido, ambos portadores do vírus, estão desempregados e sem dinheiro para comprar o leite. "Ainda não recebi ajuda do Goveno Federal e não tenho como comprar o leite do meu filho. O leite custa R$ 11", afirma.
O Projeto Nascer do Governo Federal foi criado em novembro de 2003 com o objetivo de fornecer leite, durante seis meses, para as mães portadoras do vírus HIV.
Segundo funcionários da Organização Não Governamental Viva Rachid, que realiza ações voltadas para os soropositivos, antes da criação do Projeto Nascer, a verba do Governo Federal para a compra do leite era repassada diretamente para a instituição. Desde a criação do projeto, o dinheiro é repassado para as secretarias estaduais.
A Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que houve atraso na entrega dos produtos pelo Governo Federal e que a situação já foi regularizada.