Notícias

A LUTA CHINESA CONTRA A AIDS

07/04/2004 - DIÃRIO DA MANHÃ (GO)

China "estatiza" a produção de 5 remédios contra a aids

O governo chinês autorizou que companhias estatais produzam cinco remédios genéricos usados contra a aids, drogas que até agora estavam submissas à patente, com o fim de baratear as despesas dos doentes chineses, informou nesta segunda-feira (05) um responsável do Escritório Estatal de Alimentação e Remédios.
Os cinco remédios fazem parte do "coquetel" que os doentes de aids devem tomar e cujo elevado preço não pode ser pago por grande parte do mais de um milhão de afetados que há no país.
Segundo as mesmas fontes, a "estatização" desses produtos barateará as despesas dos doentes e dos portadores do Vírus de Imunodeficiência Humana (HIV), de 20.000 iuans (2.400 dólares) anuais para 3.000 (360 dólares).
Este tipo de autorização sempre geram polêmica, já que em algumas ocasiões os produtos estão sujeitos a patentes de grandes multinacionais farmacêuticas.
A China, assim como o Brasil e a Tailândia, alega a pobreza de muitos dos doentes para justificar a produção de medicinas genéricas e a conseqüente violação da patente.