Notícias
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS
02/04/2004 - Releases da CN-DST/AIDS
Governo vai ampliar para 205 municípios o programa
Já está na página eletrônica do Programa Nacional de DST/Aids o procedimento para inscrição no programa "Saúde e Prevenção nas Escolas". O secretário de Educação do município que queira participar do projeto pode inscrever até duas unidades escolares até o dia 20 de maio. Após o fechamento das inscrições, o Programa Nacional de DST/Aids e o Ministério da Educação vão organizar encontros regionais para planejamento e implantação do projeto em cada Estado.
O Ministério da Saúde quer implantar o programa em 205 municípios este ano. Para isto, vai garantir a distribuição de 235 mil preservativos aos jovens de 14 a 19 anos, estudantes do ensino regular, ensino médio e educação de adultos. Cada estudante inscrito no programa terá acesso a oito preservativos por mês.
O objetivo do programa é evitar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e aids entre os jovens, que estão mais vulneráveis à epidemia por iniciarem a atividade sexual cada vez mais cedo. Estudos feitos no Brasil mostram que as meninas estão começando a ter relações sexuais aos 14 anos de idade, em média, enquanto os meninos começam aos 13 anos.
A gravidez na adolescência é outro problema de saúde pública que pode ser evitada com a educação sexual nas escolas. O programa foi iniciado no ano passado em três estados e cinco municípios (Rio Branco e Xapuri, no Acre; Curitiba, no Paraná: São José do Rio Preto e São Paulo), num total de 471 escolas e 15 mil estudantes atendidos.
Rio Grande do Norte e Paraíba saem à frente
Nesta segunda fase do projeto, o Rio Grande do Norte e a Paraíba saem à frente dos demais estados. No dia 30 deste mês, haverá uma reunião em Natal para definir os critérios de implantação do programa em uma escola estadual (Ferreira Itajubá) e duas municipais (Francisca Ferreira e Josefa Botelho) na capital do estado, e em escolas de Mossoró, Parnamirim, Pau dos Ferros e Caicó.
As escolas públicas selecionadas para este primeiro ano do Projeto na Paraíba foram indicadas pelo Programa Estadual de DST/Aids da SES-PB e pela Coordenação de Inclusão Educacional da Secretaria de Educação e Cultura da Paraíba (02 escolas); Coordenação Municipal de DST/Aids de João Pessoa (02 escolas); Coordenação Municipal de DST/Aids de Campina Grande (02 escolas); Coordenação Municipal de DST/Aids de Bayeux (02 escolas); Coordenação Municipal de DST/Aids de Cabedelo (02 escolas) e Coordenação Municipal de DST/Aids de Santa Rita (02 escolas).