Notícias

A AIDS NO TIMOR LESTE

02/04/2004 - O POVO (CE)

Brasil vai ajudar o Timor Leste a controlar epidemia de aids

O Brasil vai ajudar o Timor Leste no controle da epidemia de aids. O Ministério da Saúde e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) firmam parceria, na próxima sexta-feira (2), para desenvolver projeto de fortalecimento das ações de controle da doença naquele país.
A Pastoral da Aids, da CNBB, a Junta Missionária e a organização não governamental (ONG) americana "Catholic Relief Service" participam da elaboração do projeto, com o apoio do Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids), do Ministério da Saúde.
No ano passado, uma equipe técnica do Ministério e missionários da Pastoral da Aids estiveram no Timor Leste para conhecer a realidade da saúde local. Para Frei José Bernardi, secretário executivo da Pastoral de DST/Aids, da CNBB, a ajuda brasileira é importante e justificável. "Trouxeram elementos importantes que justificam ações de prevenção. E de assistência, inclusive. A Igreja católica é uma instituição decisiva no Timor. Cremos que a ação conjunta pode beneficiar a população timorense, evitando que a epidemia traga mais sofrimento para um país que renasce depois de anos de guerra e opressão", diz Frei José.
De acordo com o secretário executivo da Pastoral, a Igreja Católica vem se envolvendo com a epidemia da aids desde o surgimento da doença. Há dois anos, foi criada a Pastoral da Aids, que está articulando iniciativas de assistência e prevenção e capacitando lideranças comunitárias para o trabalho de informação. “Não se trata de simplesmente repetir o discurso do Ministério da saúde, mas de difundir informação adequada e completa, com a ótica eclesial, para contribuir no controle da epidemia”, afirma.
Frei José diz que efetivamente a Pastoral tem trabalhado com a capacitação de agentes que atuam nas comunidades, publicado e distribuído material informativo, acompanhado pessoas que vivem com HIV/Aids e buscado ampliar o debate em torno das questões entre a aids e a Igreja.
O livro "Aids e Igreja: presença e resposta" é o segundo volume publicado pela Pastoral em parceria com Programa Nacional de DST/Aids, do Ministério da Saúde. Segundo Frei José, ela cumpre o objetivo de aprofundar temas relacionados à Igreja e aids. “Reúne artigos de teólogos católicos e protestantes que refletem a partir da teologia e da vida eclesial essas questões, adianta.
A publicação será lançada durante a solenidade de assinatura do acordo entre o Ministério da Saúde e a CNBB, na sexta-feira.