Notícias

TUBERCULOSE E HIV/AIDS

23/03/2004 - Agenciaaids

Brasil vai intensificar combate à tuberculose


Em pleno século XXI, a tuberculose continua a ser uma das maiores preocupações em saúde pública, sobretudo pelo índice de abandono ao tratamento, à base de antibióticos por um período de seis meses. Diante desse quadro, o Ministério da Saúde está anunciando investimento de R$ 119,5 milhões para curar 50,5 mil doentes de tuberculose até 2005. Estima-se que o país tenha 85 mil portadores da doença e que ocorram cerca de 6 mil mortes por ano. Atualmente, o Brasil apresenta 70% de índice de cura dos casos da doença tratados e cerca de 12% de abandono do tratamento. Aproximadamente 8% dos pacientes com tuberculose também têm Aids. Com os R$ 119,5 milhões, será possível melhorar o Programa de Controle da Tuberculose no Brasil. Entre as prioridades estão a expansão do tratamento da doença, a capacitação de profissionais de saúde para diagnóstico, tratamento e vigilância epidemiológica da doença, a integração das informações com o Programa Nacional de HIV/Aids, a aquisição de equipamentos para os laboratórios e a garantia de transporte e alimentação para os doentes em tratamento.

Evento acontece em Guarulhos

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realiza neste Dia Mundial de Tuberculose (quarta-feira - 24/03), o evento “Mobilização Social e o Controle da Tuberculose”, das 8h às 18h, na cidade de Guarulhos.
Com participação de 30 municípios que se destacam no combate à doença, o fórum reunirá cerca de 700 representantes do sistema prisional do Estado e organizações não-governamentais. Serão debatidas as formas de tratamento e os índices da doença.
O 1º Fórum Estadual de Tuberculose acontecerá no Centro Municipal de Educação Adamastor - Avenida Monteiro Lobato, 690, Bairro Macedo, em Guarulhos.