Notícias

UMA OUTRA FORMA DE MANIFESTAÇÃO

14/03/2004 - http://ultimosegundo.ig.c

Artista nova-iorquino tira foto de soropositivos nus

NOVA YORK - O artista que ficou famoso ao tirar fotografias de centenas de pessoas nuas em público em todo o mundo abraçou uma nova causa.

Spencer Tunick, que já entrou em confronto com o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani pelo direito de fotografar uma multidão de pessoas nuas em Times Square, fotografou cerca de 100 pessoas soropositivas reunidas em um bistrô francês em um bairro nova-iorquino no sábado.

No bistrô, mulheres e homens brancos e negros, de todos os tamanhos e aparências -e todos nus- foram dispostos em cima dos balcões, bancos e pelo chão do restaurante em um evento para marcar o décimo aniversário da revista POZ, para pessoas com Aids e portadoras do vírus HIV.

Um dos modelos era Shawn Decker, de 28 anos, de Charlottesville, Virgínia, que contraiu o HIV aos 11 anos por um produto que ele usava como hemofílico.

Decker, que foi expulso da escola na sexta série por ter o HIV, disse que o ambiente era "de camaradagem porque todo mundo havia lidado com os mesmos temores sobre a mortalidade."

Tunick, de 37 anos, que mora em Nova York, disse que seu último trabalho "levanta questões artísticas e sociais" e procura fazer o expectador pensar sobre a vulnerabilidade e a flexibilidade das pessoas soropositivas.

O editor-chefe da POZ Magazine, Walter Armstrong, disse esperar que as fotos do evento "enviem uma mensagem a todo mundo que tiver medo do HIV para que eles saibam que são como qualquer pessoa."