Notícias

AUMENTA CONTAMINAÇÃO ENTRE ADOLESCENTES

03/03/2004 - MEIO NORTE (PI)

Cresce o contágio da AIDS entre adolescentes no Piauí

Cresce assustadoramente a contaminação por AIDS entre adolescentes no Piauí. Atualmente, o Estado possui 1.790 casos notificados. Destes, 975 são de pessoas entre 20 e 34 anos, que teriam contraído o vírus antes dos 19 anos.

“Agora nós sabemos que uma pessoa pode passar até 15 anos com o vírus sem manifestar a doença. Por isso, acreditamos que as pessoas notificadas com pouco mais de 25 anos, na verdade, foram contaminada na adolescência”, argumentou Mirian Lages, assistente social do programa de controle em DST/AIDS, da Secretaria Estadual de Saúde.

Outra preocupação da secretaria é a baixa notificação dos casos de AIDS. Acredita-se, por exemplo, que existam três vezes mais pessoas contaminadas do que registradas com a doença. “Por isso, o Ministério da Saúde está lançando a campanha para as pessoas não viverem com a dúvida e fazer o exame. Só assim teremos números mais aproximados da realidade”.

Parte dos casos de AIDS registrados no Piauí foi identificada em exames rotineiros, como os testes do Hemopi após a coleta de sangue de doadores. Ultimamente, muitos casos vêm sendo detectados através dos exames realizados em gestantes nos exames pré-natais. “Com isso estamos verificando um aumento muito grande no número de mulheres infectadas. Boa parte delas são casadas e pegaram a doença do marido”, completa Mirian.