Notícias
PAULO TEIXEIRA PEDE DEMISSÃO DA OMS
03/03/2004 - CNDST/AIDS
deixa o cargo de diretor do Programa de Aids da OMS
Paulo Roberto Teixeira, que assumiu em julho de 2003 a direção do Programa de Aids da Organização Mundial de Saúde, pediu demissão do cargo na última Sexta-feira (27/02/04). Teixeira, alegou motivos de saúde para o desligamento do cargo.
Paulo Teixeira, que foi um dos pioneiros na luta contra a aids no Brasil, foi o primeiro coordenador do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo e diretor do Programa Brasileiro de DST e Aids entre 2000 e 2003. Seu principal projeto na OMS é a ampliação do tratamento a portadores de aids, denominado de 3 em 5.
O objetivo do projeto é garantir remédios anti-retrovirais a pelo menos três milhões de pessoas até 2005. Isso significa triplicar o acesso aos medicamentos, incluindo, principalmente, os países africanos entre os que oferecem tratamento a pessoas vivendo com aids.
Paulo Roberto Teixeira continua no projeto nos próximos quatro meses, como consultor especial, para garantir a transição. Seu substituto no cargo de diretor do Programa de Aids da OMS já foi indicado. É Jim Yong Kim, atual assessor do Diretor Geral da OMS. Em agosto, deve retornar de vez ao Brasil.