Notícias
UE adota medida contra a revenda
27/05/2003 - A TARDE (BA)
Lei irá evitar a reimportação dos medicamentos exportados.
BRUXELAS - A União Européia (UE) adotou ontem uma lei para evitar que os medicamentos que as companhias farmacêuticas européias vendem mais barato para os países pobres sejam revendidos dentro do território dos Quinze.
Esta medida de controle deverá ser aplicada nas alfândegas dos Quinze para que não sejam encontrados na Europa medicamentos vendidos abaixo do preço para os 76 países mais pobres do mundo, principalmente na África e na Ásia.
Os medicamentos em questão estão destinados a tratar da Aids, da malária e da tuberculose, e são vendidos nos países em questão por um preço 75% mais barato do que valor médio em vigor nos países desenvolvidos, explicou ontem o comissário europeu de Comércio, Pascal Lamy.
Os europeus querem evitar casos como o ocorrido em outubro passado, na Holanda, onde as autoridades descobriram que mais de 3.600 caixas de pílulas Combivir e mais de 2.400 caixas de Epivir - medicamentos contra a Aids da GlaxoSmithKline destinados ao Senegal, a Togo, ao Congo e à Costa do Marfim - estavam sendo vendidos em farmácias desse país desde junho de 2001.