Notícias

O USO DOS ANTIBIÓTICOS

19/02/2004 - Folha On Line

Uso excessivo de antibióticos aumenta risco de câncer de mama

Um novo estudo de pesquisadores norte-americanos estabelece uma ligação entre o uso excessivo de antibióticos e o aumento da incidência de câncer de mama. O trabalho foi publicado hoje pelo "Jornal da Associação Médica Americana".
Os especialistas, porém, fazem questão de ressaltar que a descoberta não significa que os antibióticos causem câncer. "Isso apenas sugere que há uma associação entre as duas coisas", afirma Stephen H. Taplin, do GHC (Grupo de Saúde Cooperativo, na sigla em inglês). "Mais estudos devem ser conduzidos para determinar se há realmente uma relação direta de causa e efeito."
Para coletar os dados, os pesquisadores investigaram as prescrições de antibióticos para 2.226 mulheres que tiveram câncer de mama e outras 1.953 que nunca tiveram a doença. Todas as participantes tinham idade superior a 20 anos.
Os especialistas descobriram que as mulheres que tomaram antibióticos por mais de 500 dias ou tiveram mais de 25 prescrições num período superior a 17 anos, apresentaram um risco duas vezes maior de desenvolver câncer de mama do que as que nunca tomaram o medicamento.
O risco foi maior mesmo entre as que tiveram de uma a 25 prescrições para antibióticos no período de 17 anos. Estas mulheres apresentaram risco 1,5 vez maior de desenvolver este tipo de câncer do que as que não tiveram prescrição de antibióticos.
O risco foi constatado em todas as classes de antibióticos estudados.
Os especialistas não sabem qual a origem da relação. Mas suspeitam que os antibióticos possam afetar algumas bactérias do intestino. Isso teria um impacto sobre a digestão de alimentos que previnem o câncer. Outra hipótese diz respeito ao impacto dos antibióticos sobre o sistema imunológico.
"Os antibióticos são usados intensivamente nos Estados Unidos e em muitas partes do mundo. A possível associação entre o câncer de mama e o uso de antibióticos deve ser melhor examinada", disse Christine Velicer, do GHC.
O câncer de mama é a segunda maior causa de morte entre mulheres nos Estados Unidos, com cerca de 40 mil mortes todos os anos.