Notícias

TAXAS DE PROPAGAÇÃO DE AIDS

18/02/2004 - TRIBUNA DA IMPRENSA (RJ)

Europa Oriental tem o maior índice de Aids do mundo

MOSCOU - Rússia, Estônia e Ucrânia registram algumas das maiores taxas de propagação de Aids no mundo, informa um relatório do Programa de Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado ontem, no qual se afirma que 1% da população de cada um desses três países está infectada.
"Já é muito tarde para falar em evitar uma crise na Europa Oriental e Rússia", disse Kalman Mizsei, administrador-auxiliar da agência da ONU para a Europa e a chamada Comunidade de Estados Independentes, que inclui a Rússia.
"No entanto, os governos podem ainda fazer muito para reduzir as conseqüências sociais, demográficas e econômicas da Aids e o HIV", acrescentou.
"A partir de uma taxa de 1% de infectados, a Aids passa a ser uma doença social, que afeta os que injetam drogas, os presidiários, os profissionais do sexo. Mas também pode ultrapassar esses grupos e se converter em uma epidemia generalizada", disse à imprensa, em Viena, a assessora do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, Marcia Kran.
Segundo a Agência da ONU contra a Aids (Unaids), cerca de 280 mil habitantes da Rússia e da Europa Oriental contraíram a Aids apenas no ano passado. No total, cerca de 1,8 milhão de pessoas na região são portadoras do vírus HIV, segundo a ONU.