Notícias
Adolescentes
24/05/2003 - CRUZEIRO DO SUL
CN inicia trabalho com adolescentes soropositivos
O Ministério da Saúde, através da Coordenação Nacional de DST/Aids, iniciou na quinta-feira (22/05), em Belém (PA), um amplo trabalho de prevenção e atenção voltado para adolescentes infectados pelo HIV.
Os próprios adolescentes definiram a estratégia a ser adotada, em encontros regionais que serão acontecem em Belém até esta sexta-feira (23), Belo Horizonte (26 e 27/05) e Salvador (29 e 30/05). Cada encontro vai reunir cerca de 180 adolescentes que contraíram o HIV em transmissão vertical (da mãe) e sobreviveram.
Com idades que variam entre 14 e 18 anos, esses adolescentes começam a vida sexual tendo que enfrentar vários problemas: contam ou não contam aos parceiros que são soropositivos? Como impor o uso do preservativo em todas as relações sexuais?
Como criar um vínculo de confiança com parceiros soro-discordantes (que não têm o HIV); como enfrentar o preconceito das famílias e das escolas? E os filhos, poderão tê-los sem risco?
Estas e outras questões serão os temas dos três encontros, resultado de oito oficinas já realizadas pela Coordenação Nacional de DST/Aids e Ministério da Saúde com adolescentes soropositivos e profissionais que prestam assistência a esses adolescentes, em casas de apoio e centros de saúde.
Participarão dos encontros adolescentes com o HIV e também sem o vírus, pessoas que lidam com órfãos soropositivos chegando à idade sexual, como o padre Júlio Lancelotti, da Casa Vida, de São Paulo; médicos, psicólogos, professores, pais e gestores de saúde pública.
A Coordenação Nacional de DST/Aids espera retirar dos três encontros uma política nacional de saúde para o adolescente, com foco nos direitos humanos e sociais deste segmento da população.
[ ABN ]