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MUDANÇA DE SLOGAN

11/02/2004 - www.mixbrasil.com.br

A discordância sobre o uso do preservativo

A SEMPRE FUNDAMENTAL CAMISINHA
11/02/2003 -

Deu n' O Globo. Pelo jeito não foi suficiente a troca de slogan da campanha contra aids lançada pelo Ministério da Saúde para o carnaval. O anterior "Por aqui não passa nada. Bote fé, use camisinha" foi mudado para "Pela camisinha não passa nada. Use e confie" para não provocacar polêmica, mas não adiantou. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) criticou duramente a campanha e acusou o governo de incentivar a infidelidade conjugal.
“A campanha trata relações sexuais promíscuas como se fossem inevitáveis. Incentiva-se a infidelidade conjugal e a propagação da Aids. É apagar fogo com gasolina” disse dom Rafael Llano Cifuentes, presidente da Comissão Família e Vida da CNBB.
O objetivo da campanha é mostrar que as camisinhas são seguras e eficazes, ao contrário do que chegou a propagar a própria Igreja. As peças publicitárias veiculadas na TV exibem um rapaz enchendo uma camisinha de refrigerante e mostrando que ela não estoura nem vaza. Nos cartazes, a camisinha é transformada num aquário, com um peixinho dentro.
A nova campanha busca sensibilizar cerca de 14 milhões de homens adultos que, segundo pesquisa do Ibope, ainda acreditam que o preservativo não funciona mesmo se usado corretamente. A campanha é dirigida especialmente aos homens entre 18 e 39 anos das classes C, D e E.
"Nessa época de carnaval, o uso de pouca roupa estimula o relacionamento sexual mais intenso" afirmou o ministro Humberto Costa.
Dom Rafael, no entanto, insiste que há perigo de falha na camisinha e diz que os usuários deveriam ter o direito de saber o risco que estão correndo.
O ministério distribuirá dez milhões de camisinhas no carnaval, um número recorde.