Notícias
DISTRIBUIÇÃO DE CAMISINHAS
04/02/2004 - Releases da CN-DST/AIDS
Saúde dobra distribuição de preservativos este ano
O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de DST/Aids, já repassou para Estados e Municípios 10 milhões de preservativos que serão distribuídos durante o carnaval. Esse repasse é uma distribuição extra para os quatro dias de folia que vão abastecer toda a rede pública de saúde.
Além dos 10 milhões que serão distribuídos em atividades específicas de prevenção a aids e as Doenças Sexualmente Transmissíveis durante o carnaval, o Programa Nacional espera dobrar a distribuição anual das camisinhas masculinas e do preservativo feminino em comparação com o ano passado.
Em 2003 foram enviados para estados e municípios 260 milhões de unidades. Este ano, serão enviadas 600 milhões de unidades de preservativos masculinos e femininos para ações específicas com mulheres que se encontram em situações de maior vulnerabilidade, como profissionais do sexo, usuárias de drogas injetáveis ou parceiras de portadores do HIV/Aids.
Os preservativos serão comprados com recursos do Banco Mundial que liberou US$ 12 milhões para compra do lote anual. O Programa Nacional de DST/Aids compra cada unidade por um custo inferior a US$ 0,03 cents.