Notícias
CONSIDERADO CULPADO POR DISCRIMINAÇÃO
03/02/2004 - www.mixbrasil.com.br
Cirque du Soleil agora quer recontratar atleta HIV+
Após ter sido considerado culpado pela Comissão de Igualdade de Oportunidades de Emprego dos EUA na sexta-feira, 30/1, no caso de demissão de Matthew Cusick(foto) apenas pelo fato dele ser portador do vírus HIV, O Cirque du Soleil anunciou que agora quer recontratar o atleta.
A empresa de entretenimento não determinou para qual posição em performance ele seria utilizado. Cusick, 32, foi demitido em agosto do ano passado após quatro meses de treinamento no Cirque du Soleil em Montreal. Ele havia sido contratado em julho de 2002 após um processo seletivo para trabalhar como trapezista no espetáculo Mystère do Cirque du Soleil de Las Vegas. Cusick havia notificado seu status sorológico durante as entrevistas de seleção. Médicos certificaram sua capacidade para exercer ao posição.
Após a demissão, cujo motivo admitido pelo Cirque teria sido o fato dele ter HIV, grupos de defesa de direitos humanos e direitos civis de homossexuais, de luta contra aids e artistas fizeram uma série de protestos em várias sedes do circo por todos os EUA.
Cusick atualmente está trabalhando como personal trainer em Washington. Seus advogados afirmam que ainda esperam uma proposta oficial do Cirque du Soleil e sugerem que devem manter a ação por discriminação.