Notícias
FÓRUM SOCIAL MUNDIAL NA INDIA E A AIDS
28/01/2004 - http://www.aidsfsm.org/no
Seminário reune centenas de pessoasNAS DE PESSOAS
Mais de 200 pessoas participaram do Seminário Direitos Humanos e aids, no Fórum Social Mundial, na segunda-feira dia 19.01. O evento aconteceu numa tenda montada no local do evento, e mesmo com as dificuldades de acesso, de idioma e de infra-estrutura, o assunto reuniu pessoas da África, Ásia, América Latina, Estados Unidos, Canadá e diversos países da Europa para discussão do assunto.
A primeira mesa discutiu a relação entre aids patentes, dando ênfase a necessidade de uma mobilização internacional para se garantir o acesso a medicamentos as pessoas que necessitam. Na India não são fornecidos medicamentos a população com HIV, que recebem apenas tratamento para as doenças oportunistas. Em média o salário de um indiano varia entre 1500 a 2000 rupias, o aluguel de uma casa mediana custa cerca de 600 rupias e os medicamentos ARV custam cerca de 600 rupias. Ou seja o acesso é muito restrito. Os laboratórios que fabricam as drogas são privados e com pouco interesse em baixar os preços.
O segundo painel tratou do monitoramento das metas da UNGASS- assembléia especial das Naçoes Unidas para a aids realizada em NYC em 2001. Dentre as conclusões deste encontro estava a criação de um fundo global para a aids, com o objetivo principal de ampliar o tratamento para as pessoas do terceiro mundo ( África, Ásia, América Latina e Caribe).
Mas atualmente o Fundo Global está apenas no campo das intenções, com as doações ainda muito restritas e tímidas.
No final do seminário as organizações trocaram impressões sobre a continuação deste processo de intercâmbio e ação conjunta. Foram mapeados outros fóruns mundiais como oportunidades de denúncia e pressão destas situações, e decidiu-se avaliar o impacto destas ações nestes ambientes.
Liandro Lindner, jornalista