Notícias

CAMPANHA CONTRA AIDS NO CARNAVAL 2004

27/01/2004 - O GLOBO

Propaganda contra Aids rebate Igreja Católica

BRASÍLIA. A campanha de combate à Aids que será lançada no carnaval terá como objetivo mostrar que os preservativos masculinos funcionam, ao contrário do que afirmam dirigentes da Igreja Católica no Brasil e no exterior. A campanha ainda não está totalmente pronta, mas o slogan e a idéia central já foram aprovadas pelo ministro da Saúde, Humberto Costa, e dizem: “Por aqui não passa nada. Bote fé, use camisinha”.
O filme, que ainda está sendo feito, mostra dois homens conversando num baile de carnaval. Um diz que não acredita na eficácia do preservativo. O outro pega uma camisinha e põe o conteúdo de uma latinha de bebida no preservativo, mostrando para o outro que o líquido não passa. Os cartazes da campanha mostrarão um peixe nadando dentro de uma camisinha. A intenção é mostrar que, se nenhum líquido passa, o preservativo não vai permitir a transmissão do vírus da Aids.
Desta vez, a campanha tem como público alvo os homens entre 18 e 39 anos. Em campanhas anteriores, a propaganda se dirigia às mulheres — para que elas exigissem o uso do preservativo — ou aos jovens, reforçando a idéia de evitar o sexo casual, especialmente sem proteção.

Ministério garante que quer evitar polêmica

Apesar de estar tentando evitar entrar em confronto com a Igreja Católica, a Coordenação de DST/Aids do Ministério da Saúde optou pelo tema justamente para tentar minimizar o impacto de declarações feitas por religiosos. Historicamente contra o uso de meios para o controle da natalidade que não seja a abstinência, dirigentes da Igreja Católica têm tentado divulgar a idéia de que não há provas concretas de que a camisinha seja uma proteção eficaz contra a Aids.
A campanha, porém, está atrasada. O filme ainda está em produção, assim como os cartazes, folhetos e bandeirolas que o ministério prepara para serem distribuídos durante o carnaval. A propaganda deverá ser apresentada oficialmente em duas semanas.
Além disso, a equipe da Coordenação de DST e Aids do Ministério da Saúde vai participar mais efetivamente do carnaval carioca. Desfilará em uma ala da escola Grande Rio, cujo tema é “Vamos vestir a camisinha, meu amor”. Em uma outra ala, os foliões usarão camisetas da campanha Fique Sabendo, que o ministério preparou para incentivar a realização de testes de Aids.