Notícias

INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA

18/12/2003 - site ANVISA

Coadministração de antiretrovirais contra o hiv

Alertas de Farmacovigilância

NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE A FARMACOCINÉTICA DOS PRODUTOS VIREAD®, VIDEX® E EPIVIR® NO TRATAMENTO DE PORTADORES DE HIV.

Produto: Viread® (tenofovir disoproxil fumarato)

Fabricante: Gilead Sciences

Problema: Estudo revela que a coadministração dos medicamentos didanosina (Videx® EC, Bristol-Myers Squibb), lamivudina (Epivir®, GlaxoSmithKline), e tenofovir disoproxil fumarato (Viread®, Gilead), no tratamento de pacientes HIV positivos, pode conduzir a uma uma elevada perda de resposta virológica e o surgimento de uma resistência para o inibidor nucleosídio da transcriptase reversa (NRTI).
Medida Reguladora: Gilead Sciences, Inc. informa aos profissionais da saúde de uma elevada perda de resposta virológica e o surgimento de uma resistência ao inibidor nucleosídio da transcriptase reversa (NRTI) associada a mutações, observadas em um estudo clínico de pacientes HIV positivos recebendo uma vez ao dia NRTI triplo contendo didanosina (Videx® EC, Bristol-Myers Squibb), lamivudina (Epivir®, GlaxoSmithKline), e tenofovir disoproxil fumarato (Viread®, Gilead). Baseado nos resultados, Tenofovir DF associado com didanosina e lamivudina não é recomendado como um novo regime de tratamento ou na experiência em pacientes com HIV. Os pacientes atualmente neste regime devem considerar a modificação do tratamento.
Fonte: FDA Medwatch - Important safety information, 21/10/2003.


NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE A FARMACOCINÉTICA DOS PRODUTOS REYATAZ® E VIREAD® NO TRATAMENTO DE PORTADORES DE HIV

Produto: Reyataz® (sulfato de atazanavir) e Viread® (tenofovir disoproxil fumarato)
Fabricante: Bristol-Myers Squibb Company (BMS) e Gilead Sciences, respectivamente.
Problema: Estudo revela que a coadministração dos medicamentos Reyataz ® e Viread® (tenofovir disoproxil fumarato) podem conduzir a uma perda ou ausência de resposta virológica ou a uma possível resistência para o Reyataz®.
Medida Reguladora: O BMS e o FDA alertam aos médicos que tratam pacientes HIV positivos dos novos dados de segurança a respeito da coadministração do Reyataz® (sulfato de atazanavir) com Viread® (tenofovir disoproxil fumarate).
Fonte: FDA Medwatch - Important safety information, 20/08/2003.


INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA DO PRODUTO ZIAGEN® (ABACAVIR) COM OUTROS MEDICAMENTOS
Produto: Ziagen® (abacavir)
Fabricante: GlaxoSmithKline
Problema: A tripla associação entre o Ziagen® (abacavir), Epivir® (lamivudine) e Viread® (tenofovir), demonstrou ineficiência como um tratamento anti-viral, já que, segundo um estudo clinico patrocinado pela GSK observou-se uma elevada taxa de vírus precoces não responsivos, na utilização destes em associação.
Medida Reguladora:GlaxoSmithKline (GSK) notificou a respeito de uma taxa elevada de vírus precoces não responsivos , observados em um estudo clínico patrocinado pela GSK, em que adultos submetidos à um tratamento onde os pacientes receberam diariamente uma combinação de três medicamentos: lamivudine (Epivir, GSK), abacavir (Ziagen, GSK) e tenofovir (Viread, TDF, Gilead Sciences). Os resultados demonstraram que Abacavir e lamivudine em associação com tenofovir não devem ser usados como um triplo tratamento antiviral, quando considerando um novo regime de tratamento para pacientes.
Fonte: FDA Medwatch - Important safety information, 31/07/2003.
CATEGORIA: INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA