Notícias
PRIMEIRO DE DEZEMBRO
02/12/2003 - Correio Braziliense
Dia de luta em todo o mundo
Pelo mundo, o dia de lutar contra a Aids foi lembrado com a ação de ativistas e agentes de saúde que realizaram eventos em vários países. Embora no Brasil há uma tendência de queda nas notificações, a síndrome bateu recorde no mundo neste ano. Principalmente na África, onde a doença não pára de avançar.
Na China, existem pelo menos 840 mil pessoas infectadas com o HIV. O governo chinês teme que 10 milhões de pessoas sejam infectadas até 2010, já que não existe no país um programa de prevenção adequado. O premiê Wen Jiabao visitou um hospital em Pequim para demonstrar apoio no combate à doença. Agentes de saúde foram enviados a construções e escolas da capital para ensinar métodos de prevenção à Aids.
Na Índia, onde as estimativas indicam que há 4 milhões de pessoas infectadas pelo HIV, o governo disse que planeja dar drogas anti-retrovirais a pacientes com Aids, comprando versões genéricas dos medicamentos a um preço mais baixo. No primeiro ano, o governo vai gastar US$ 44 milhões para cobrir 100 mil pacientes nos seis estados da Índia mais atingidos pela doença.
Em Nova Délhi, ontem, mais de 2 mil estudantes se juntaram em uma marcha que marcou o dia de luta contra a Aids. Em Bombaim, grupos voluntários organizaram exposições, peças de rua e seminários como parte de uma campanha semanal para lutar contra o estigma e a discriminação às vítimas da Aids.