Notícias

MEDICAMENTOS CONTRA AIDS

02/12/2003 - Diário do Grande ABC - SP

Remédio Fuzeon é novidade no combate ao vírus

O Fuzeon, da farmacêutica Roche, é a novidade no combate do vírus HIV. O medicamento de alta complexidade está sendo submetido a análises pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e aguarda parecer do órgão para ser ou não registrado no Brasil. A droga é indicada para pacientes que já desenvolveram resistência aos remédios anti-HIV disponíveis.

Nos Estados Unidos, país de origem do medicamento, o Fuzeon foi aprovado em março desse ano pela FDA (Food and Drug Administracion). Em maio, a droga foi liberada na Europa mediante aprovação da EMEA (The European Agency for the Evaluation of Medicinal Products). Segundo o médico gerente da unidade Aids da Roche, Edio Costa Filho, o Fuzeon ataca uma proteína do vírus e impede a fusão do HIV com a célula humana.

Ou seja: o Fuzeon mata indiretamente o HIV – mas não é vacina. "Porém, não pode ser usado sozinho, tem de ser associado a outras drogas", disse. A Anvisa informou que o Fuzeon está sendo examinado por consultores conveniados, que terão até 15 de dezembro para uma conclusão. O registro não está garantido.