Notícias

A LIBERDADE ABSURDA

21/11/2003 - Folha On Line

Ladrões se contaminam com o vírus HIV para escapar da prisão

Ladrões da cidade de Hangzhou (este da China) se contaminaram com o vírus da HIV para não serem presos, segundo fontes policiais, que acrescentaram que muitos delinquentes detidos são soropositivos.

"No domingo (16) detivemos uma gangue de 20 ladrões originários de Guangxi (sudeste). Doze deles são soropositivos", declarou Chen Jun, policial da delegacia do bairro de Cuiyuan, da cidade de Hangzhou.

"Alguns desses ladrões se contaminam voluntariamente com o vírus. Segundo a lei, um suspeito só pode ser encarcerado se estiver em bom estado de saúde e como a Aids é uma enfermidade incurável, somos obrigados a libertá-los", explicou Chen.

Wang Zhikun, da policia do bairro de Xihu, declarou ao jornal "Xinwen Chenbao" de Xangai que "o mais absurdo é que muitos ladrões não manifestam medo quando tomam conhecimento de que são soropositivos. Geralmente, acreditam que drogar-se é o único meio de curar-se da Aids".

Já em 1997 a polícia de Hangzhou descobriu que eram soropositivos 18 ladrões, membros de uma quadrilha de 50 pessoas. À época, eles foram enviados para sua Província natal, mas voltaram rapidamente à cidade", segundo o jornal.