Notícias
REUNIÃO COM SECRETÁRIO ESTADUAL DA SAÚDE
14/02/2011 - Agência Aids
Ativistas cobram mais agilidade no repasse de fundos
Durante reunião com Secretario de Estado da Saúde de São Paulo, Giovanni Cerri, ativistas cobram mais agilidade no repasse de fundos às ONG/Aids
Em 2010, um edital realizado pelo Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo selecionou 74 projetos de ação comunitária e apoio a eventos. Preocupados com a data em que a verba - que totaliza R$ 6 milhões - seria repassada às ONGs, integrantes do Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo reuniram-se nesta segunda-feira com o secretário da Saúde do Estado, Giovanni Cerri, entre outros representantes do governo. Não dá para entender porque os recursos serão liberados só em abril. Quanto mais demorar o repasse, maior será o impacto nas ações, critica o vice-presidente do Fórum, José Roberto Pereira (Betinho).
Segundo Betinho, atividades de prevenção às DST/aids no carnaval já estão prejudicadas. O último repasse ocorreu em dezembro. O intervalo do financiamento entre editais precisa ser menor, lamenta. Para ele, esse prazo interfere diretamente no trabalho das ONGs.
De acordo com o secretário de Saúde, existe uma rotina que precisa ser seguida na liberação de dinheiro público. Como exemplo, Giovanni citou a prestação de contas dos beneficiados. Estamos nos esforçando para diminuir ao máximo o tempo desses trâmites, afirmou.
A coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo, Maria Clara Gianna, lembrou que além dos editais realizados pelo governo do Estado, o Programa está auxiliando alguns municípios a fazerem a descentralização direta de recursos.
Estiveram também presentes na reunião, o presidente do Fórum de ONG/Aids de São Paulo, Rodrigo Pinheiro; os ativistas Cláudio Pereira, Regina Pedrosa e Marco Aurélio Silva; além do coordenador-adjunto do Programa Estadual de DST/Aids, Artur Kalichman, e a coordenadora de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde, Clélia Aranda.