Notícias

AIDS: GERMICIDA E CIRCUNCISÃO

20/07/2010 - BOL NOTICIAS/FOLHA.COM

Reduzem em até 90% contágio de HIV

Germicida e circuncisão reduzem em até 90% contágio de HIV, segundo infectologista

Um estudo divulgado nesta segunda-feira (19), durante a conferência internacional sobre a Aids, em Viena, revelou que um gel germicida, que contém 1% de um antirretroviral, reduz em até 54% o risco de contágio do HIV em comparação a um gel vaginal que não contém nada.

Intitulado CAPRISA 004, o estudo teve seu início em 27 de fevereiro de 2007 e tinha como objetivo estabelecer a eficácia e a segurança de um gel com 1% de tenofovir (ARV), um componente muito utilizado como antirretroviral, para a prevenção do vírus entre as mulheres.
Audemars Piguet Replica Watches

O teste foi realizado com mulheres sul-africanas de 18 a 40 anos saudáveis e sexualmente ativas. Das mulheres analisadas, 445 receberam um gel com ARV; e 444, um gel sem a substância.

A incidência do HIV foi 54% mais baixa entre as mulheres que fizeram o tratamento completo, de 38% entre as que seguiram partes do tratamento e de 28% entre as que recorreram pouco ao tratamento.

O infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos Artur Timerman afirma que este resultado pode ser ampliado nos casos em que o homem passou pela circuncisão (remoção do prepúcio, prega de tecido que recobre a glande do pênis).

O especialista se refere a um artigo publicado no início do ano no periódico "Archives of Pediatric and Adolescent Medicine".

O levantamento foi realizado por equipe da Universidade Johns Hopkins (EUA) e acompanhou, por dois anos, 3.500 homens sexualmente ativos em Uganda. Além das evidências de que a circuncisão diminui em até 60% o risco de contrair o vírus da Aids, o estudo mostrou que ela reduz a contaminação por HPV (30%) e por herpes (25%).

"Se somarmos a eficácia da circuncisão com a utilização do gel com tenofovir, certamente nós vamos ter 90% de eficácia protetora", afirma o infectologista.
rolex replica watches